Os 13 maiores erros ao fotografar!

09-04-2011 00:00

 Os 13 erros mais cometidos ao fotografar!

O site The Gawno Magazine fez uma lista com 78 dicas de fotografia. A maioria das dicas foi apresentada de forma engraçada (algo como "ao fazer retratos, é melhor que a pessoa esteja virada para a câmera, não de costas", e assim por diante - todas nesse tom bem-humorado); sendo assim, separei algumas dicas que podem ser levadas a sério e aplicadas ao nosso cotidiano.

1. Se o objeto é um chafariz, experimente fotografar contra a fonte de luz (no caso abaixo, o sol).
2. Se a intenção é fotografar fogos de artifício, chegue mais cedo e escolha um local de onde você possa ter uma boa vista do espetáculo.
3. Se vai retratar uma ação, escolha um ângulo que a deixe compreensível para todos (não apenas para você, que tirou a foto!).
4. Quando retratar crianças, fique ao nível delas.
5. Se você vai tirar uma foto daquele seu amigo que usa óculos, tenha cuidado com o flash e outros reflexos.
6. Evite objetos que possam parecer alguma estranha extensão da cabeça. Se possível, peça para o retratado ir um pouco para o lado ou movimente-se de maneira que o objeto estranho fique fora do enquadramento.
7. Certifique-se de que o sol esteja atrás de você (ou seja: em frente ao retratado), ou só conseguirá silhuetas.
8. Quando o tempo não estiver muito bom, é melhor não tirar fotos. Se puder, volte outro dia. 
9. Escolha um ângulo que evidencie o volume do objeto (pode ser que fique mais interessante do que uma simples fotografia frontal).
10. Cuidado com o ângulo escolhido ao fotografar objetos arquitetônicos: pode haver distorção em relação a sua forma original. 
11. Se a paisagem não é o que há de mais interessante na cena, chegue mais perto do retratado a fim de dar destaque a ele.

12. E fotos em preto e branco? Muitos cenários não merecem ser retratados em preto e branco, pois perderiam toda a graça (a imagem abaixo é um exemplo perfeito disso).
13. Nunca, nunca esqueça de ajustar o balanço de brancos!