Twitter melhora busca e promete serviço de fotos "em algumas semanas"

02-06-2011 00:01

Empresa confirma recurso que vai permitir anexar fotos a tuítes de forma nativa e aproveita para divulgar motor de buscas "completamente novo".

O Twitter reformulou seu motor de buscas, melhorando a relevância dos resultados e acrescentando conteúdo multimídia. E, em algumas semanas, será possível anexar fotos aos tuítes por meio de um recurso nativo do Twitter.com.

O motor de buscas que será apresentado ainda nesta quarta-feira (1.º/6) é uma "versão completamente nova" que entregará resultados mais relevantes, não se limitando apenas ao texto dos tuítes mas incorporando fotos e vídeos, afirmou a empresa, em seu blog.

Em uma versão especial do navegador Firefox com a funcionalidade de busca integrada no Twitter, as pessoas serão capazes de buscar perfis e trending topics (assuntos mais populares) no campo de pesquisa à direita da barra de endereços.

Tuite com foto
Enquanto isso, o Twitter finaliza a incorporação do recurso que permitirá tuitar fotos sem ter que apelar para uma aplicação de terceiros. A funcionalidade será apresentada no Twitter.com em algumas semanas e será levada mais tarde às aplicações móveis da empresa. A novidade é fruto de parceria entre o Twitter e a Photobucket, que será responsável pela administração do serviço.

"Para usuários sem smartphones, estamos trabalhando com operadoras móveis ao redor do mundo para que você também possa enviar fotos via SMS", afirmou o presidente executivo e cofundador do Twitter Jack Dorsey, no blog.

O compartilhamento de fotos é a mais recente funcionalidade que o Twitter decidiu incluir no microblog, depois de confiar por anos em aplicações externas. À medida que a empresa engloba recursos oferecidos inicialmente por aplicações de terceiros, seu relacionamento com desenvolvedores externos deteriora.

Apesar das reclamações dos desenvolvedores que repentinamente se veem competindo com as funcionalidades básicas do Twitter, representantes da empresa reafirmaram a necessidade de construir essas funções de forma nativa dentro do microblog. O Twitter sustenta que ainda há muitas oportunidades para desenvolvedores que quiserem acrescentar recursos ao Twitter para usuários, anunciantes e editores de conteúdo.